segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Marte receberá voos tripulados em 2040

A afirmação é de John Grunsfeld, ex-astronauta e membro da diretoria de Missões Científicas da Nasa


(Scientific American Brasil) Na semana passada a Nasa anunciou o lançamento de sua nova cápsula Orion como sendo o primeiro passo para enviar pessoas a Marte. Mas será que uma missão tripulada ao Planeta Vermelho realmente é possível?

“Eu comparo essa dúvida às décadas de 20, 30 e 40, quando acreditávamos que talvez fosse impossível escalar o Everest”, declara John Grunsfeld, o ex-astronauta que atualmente comanda a Diretoria de Missões Científicas da Nasa. Nós conversamos em Cabo Canaveral pouco antes do lançamento da Órion.

“Bom, no fim das contas ele foi escalado por Tenzing Norgay e Sir Edmund Hilary. E eles usaram uma abordagem de cerco, com milhares de carregadores e grandes acampamentos e chá da tarde e todas essas coisas. E essa foi mais ou menos a abordagem da Apollo para chegar até a Lua e voltar em segurança. Nós levamos todos os recursos que conseguimos”.

“Mas a exploração moderna da Terra – a exploração polar, Antártica, escaladas, até escaladas do Monte Everest – é feita de maneira muito leve usando tecnologia. Os exploradores são muito criativos e acabam assumindo mais riscos em alguns casos. E eu acredito que esse será nosso caminho para Marte: um caminho muito mais leve onde poderemos usar a tecnologia para chegar até lá, em vez de uma grande abordagem de cerco”.

“Então eu acho que isso é muito realista. Acho que podemos chegar lá em 2030, certamente em 2040, com vontade e interesse nacional. E eu acho que nossas missões científicas estão produzindo essa vontade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário